BALANCEAMENTO EM CAMPO

O desbalanceamento é umas das principais causas para falhas e panes em equipamentos rotativos de empresas e indústrias. Para corrigir e evitar novas falhas, o balanceamento em campo é a técnica realizada para a correção da distribuição de massa de um rotor, sem a necessidade de ter que desmontá-lo. Dessa maneira além de reduzir o tempo necessário de correção, tem-se a vantagem de redução dos custos necessários para a remoção do equipamento até uma oficina de reparo e eliminação do seguro envolvido no transporte do equipamento. O balanceamento em campo apresenta ainda a vantagem de corrigir os efeitos do desbalanceamento já considerando as condições de montagem e operação do equipamento.

UTILIZAÇÃO

No balanceamento em campo são utilizados equipamentos portáteis, com configurações específicas que realizam a medição da vibração nos mancais do equipamento e determinam a quantidade e a posição do pesos de correção, garantindo assim que o rotor opere de forma suave, sem sobrecarga nos mancais. Normalmente, o balanceamento em campo é realizado em apenas um plano de correção. Isto ocorre sempre que a largura do rotor é muito inferior à distância entre mancais. Esse tipo de correção é denominado Balanceamento Estático de Campo. Quando ocorre o oposto, a operação é denominada Balanceamento dinâmico de campo.

As principais vantagens proporcionadas pelo balanceamento são:

OUTROS DETALHES

Com os equipamentos para balanceamento em campo também é possível armazenar os dados para analisar e acompanhar a condição de operação dos equipamentos. É importante lembrar, que esse procedimento é necessário sempre que sejam identificadas anormalidades na distribuição de peso, o que podem ser notado quando o equipamento apresenta vibrações em níveis acima do habitual desses equipamentos.

A técnica do balanceamento em campo pode ser realizada em diferentes equipamentos industriais, sistemas de ventilação, cilindros, turbinas, entre outras aplicações. Diversos tipos de produtos são utilizados para a realização de reparos nos equipamentos rotativos, entretanto, é importante contratar uma empresa especializada em dinâmica de rotores. A qualidade do serviço de balanceamento pode ser avaliado a partir de Normas Brasileiras e ou internacionais. Esta Norma classifica os equipamentos a serem corrigidos conforme seu peso e velocidade de rotação.

Open chat
1
Olá! podemos te ajudar?
Powered by